Seminário Internacional “Dairy Safety Trends 2011”.

Laticínio Scala presente em evento nos EUA.
10/10/2011

Entre os meses de agosto e setembro, o Laticínio Scala esteve presente no Seminário Internacional “Dairy Safety Trends 2011”, em Portland, Maine, Estados Unidos, para atualização em segurança e qualidade do leite, representado pelo Gerente Administrativo, Mauro Gomide e pelo Gerente da Qualidade, Darley Ferreira.

O evento proporcionou uma grande oportunidade para o Laticínio se atualizar e conhecer mais sobre os diversos aspectos da cadeia produtiva do leite e seus derivados.

Foram cinco dias de atividades, em que os participantes tiveram a possibilidade de conhecer, na teoria e na prática, as inovações e os processos avançados para melhoria da sanidade do rebanho, industrialização, controle da qualidade, distribuição, comercialização e avaliação sensorial dos produtos.

O seminário foi desenvolvido para oferecer aos participantes uma programação dinâmica e envolvente, que une a apresentação de conceitos em palestras e painéis de estudos conduzidos por especialistas de renome internacional, com atividades práticas no setor avançado de pesquisas e visitas à centros de referências nas diversas etapas da produção do leite, incluindo uma fazenda produtora, uma grande indústria de produtos lácteos e empresas de distribuição e varejo. Um verdadeiro laboratório que forneceu uma experiência diferenciada aos profissionais.

 O foco da programação foi abordar temas que geram dificuldades para os laticinistas brasileiros, como a qualidade e o desenvolvimento da indústria, em comparação com um mercado altamente sofisticado e exigente que é o Norte Americano.

Segundo Darley, foi uma experiência extraordinária. “Um evento completo, com organização impecável, que abordou todas as etapas da cadeia produtiva com uma grande riqueza de detalhes. Cada nuance foi explorado pelos participantes devido  ao momento de imersão naquele que é o maior mercado de lácteos do mundo”, afirmou ele.

Mauro Gomide também afirma ter sido muito produtivo. “O seminário foi de grande importância para aprofundar os conhecimentos técnicos e gerencias sobre a cadeia produtiva no maior país produtor de leite, além de uma ampla bagagem de melhores práticas e inovação para aplicação dentro Empresa”, conta o Gerente Administrativo.

ALGUNS TEMAS ABORDADOS E PALESTRANTES:

“Programas para controles de contaminações cruzadas de alergênicos na indústria de laticínios”.

Jeffrey Bloom, Executive Vice President, the Dairy Practices Council.

“Microbiologia do leite cru: Fatores para garantir a qualidade e segurança”.

“Microbiologia do Leite Pasteurizado: fatores causadores de defeitos de aroma e sabor”.

“Processamento de produtos lácteos: Avanços e tendências”.

Steve C. Murphy, Cornell University, Dept. of Food Science Dairy Extension.

“Mercado de lácteos nos Estados Unidos: Uma visão geral do sistema e de políticas”.

William Francis, Associate Deputy Administrator Order Formulation and Enforcement; USDA- MS-Dairy Programs.

“A indústria de Laticínios dos Estados Unidos e os Veterinários especializados: onde estamos e para onde vamos”.

Jonathan R. Townsend, DVM, PhD, Diplomate ABVP-Dairy; Professor of Dairy Production Medicine; Purdue University, School of Veterinary Medicine.

“Fornecendo produtos lácteos para um mercado em constante mudança”.

Industry Marketing Professional.

Notícias Relacionadas